Foi hoje apresentado, na conta oficial da Fórmula 1, o traçado em 3D do circuito que vai abranger o GP da Arábia Saudita. Circuito Jeddah, citadino, com 27 curvas (16 para a esquerda, 11 para a direita), com 6,175km e com 3 zona de DRS (em princípio), será o circuito mais longo no calendário atual. Mas, aceitando ou não, é o Grande Prémio que existe somente pelo dinheiro e patrocinadores.
A Saudi Arabian Oil Company, mais conhecido somente por Aramco, é um dos 6 grandes patrocinadores da categoria rainha desde março de 2020, quando a mesma perdia audiências para a fórmula sustentável, Fórmula E. O contrato com a empresa petrolifera gerou uma onda de indignação entre os fãs que não entendiam o porquê do contrato depois da Fórmula 1 se ter comprometido a nã emitir carbono até 2030. O que contrasta com a companhia da Arábia, que foi considerada a mais poluidora do mundo.
Oito meses mais tarde, a 5 de novembro, é anúnciado o Grande Prémio da Arábia Saudita, que se torna em mais um GP noturno no calendário, para além de Bahrain, Singapura e Abu Dhabi (parte dele).
A comunidade de F1 demonstrou o seu desagrados nos comentários ao vídeo oficial de revelalção da pista. Reação esperada, uma vez que a F1 utiliza ainda o lema #WeRaceAsOne porém não corresponde às expectativas esperadas para esse mesmo lema.
A corrida deve realizar-se no fim de semana de 3 a 5 de dezembro de 2021.
Comments