top of page
Buscar
Foto do escritorVentura ao Volante

Imola GP: Verstappen vence em Itália; Hamilton lidera campeonato

Max Verstappen venceu o GP de Imola depois de uma corrida com imensos incidentes mas que resultou em apenar 4 carros se retirarem.


A chuva decidiu não dar tréguas à Fórmula 1 e, antes da corrida, a pistar ficou encharcada e vitimou Fernando Alonso, que bateu no muro e partiu a asa dianteira. Começava mal a corrida do espanhol. Aston Martin também não teve grande sorte antes do início oficial, com Lance Stroll (literalmente) sem travões e Sebastian Vettel a começar das boxs. Já na volta de formação, Charles Leclerc fez um peão, mas rapidamente voltou à sua posição inicial (P4).


Lewis Hamilton partiu da pole mas rapidamente perdeu a primeira posição para Verstappen, que o ultrapassou na primeira curva, com uns toques à mistura. E, mais uma vez, não foi preciso mais do que uma volta para o Safety-Car sair e agrupar todos os carros depois de Latifi bater forte no muro de pneus.


Mick Schumacher não teve tanta sorte uma vez que, ao aquecer os pneus, rodou e bateu na parede, partindo a asa dianteira. Durante 3 voltas, o alemão andou com o carro partido, já que a pit lane estava fechada. Foi preciso esperar até ao fim do SC para poder entrar e trocar de asa. Ainda em período de SC, no Red Bull de Sérgio Perez, as coisas também não corriam muito bem, com o mexicano a sair de pista para a gravilha e perder 2 posições que rapidamente recuperou. Mas relembremos este incidente mais tarde.
















Com a saída de pista do Safety-Car, a corrida foi relançada e Verstappen segurou a liderança, com Hamilton em segundo e Leclerc em terceiro. Lá para baixo, e claramente com os pneus errados, Pierre Gasly juntava todos os pilotos num comboiozinho que aos poucos começou a desfazer-se com as ultrpassagens ao françês. Foram precisas 8 voltas para a equipa da Alpha Tauri chamar o vencedor da corrida de Monza 2020 para meter pneus intermédios e deixar de lado os full wet.


Entretanto, Sérgio Perez acabaria por ser penalizado com o stop and go de 10s por ter ultrapassado... em Safety-Car? Acabou por não ser um stop and go e simplesmente 10s de penalização em algo que não tem muita lógica, uma vez que os 2 carros que o ultrapassaram deram a posição de volta. Mais um dia normal, portanto.


Lando Norris, que se sentia mais rápido que o seu colega que equipa, pediu à McLaren para que Ricciardo o deixasse passar, e assim aconteceu. No espaço de alguns metros, Norris já tinha 2s de distância para Daniel.


À volta 22, Vettel foi o primeio corajoso a entrar com pneus para pista seca, mesmo com a pista ainda molhada da chuva. Ao mesmo tempo, recebia 10s stop and go por não ter os pneus no carro na marca dos 5 minutos antes da prova começar. Passadas 6 voltas, o líder da corrida entra nas boxs para trocar para os meus pneus que o alemão, enquanto Lewis ficava de fora e só entrava uma volta depois. A Mercedes acabaria por falhar no pit stop e Hamilton caia para terceiro.


Já iamo a mais de metade da corrida quando Lewis Hamilton falha a travagem e bate (levemente) na parede, partido a asa dianteira. O britânico levou quase um minuto a sair da gravilha, utilizando a marcha atrás e assim entrou em pista. Mas os olhos já não estavam focados no sete vezes camepão do mundo, pois um assustador acidente entre Bottas e Russell acontecia, trazendo a bandeira vermelha para e parando a corrida.
















Felizmente sairam ambos bem dos seus carros, mesmo que tenham tido uma troca de gestos menos boa. Foram necessários 25 minutos para a corrida recomeçar, desta vez, um recomeço em andamento devido às condições da pista. Norris ganhou a segunda posição enquanto que Tsunoda rodava e iria parar à gravillha. Perez também rodou e perder 10 posições. Hamilton, que estava em P9, começava a fazr a sua subida até ao pódio, ultrapassando os carros à sua frente. Verstappen mantinha a sua liderança.


Foi a 3 voltas do fim que Lando não aguentou mais a pressão do piloto da Mercedes e deixou o mesmo ficar com a segunda posição. Verstappen venceu a corrida com 22s de vantagem de Hamilton, que acabaria em segundo lugar com a volta mais rápida e Norris a conseguir mais um pódio desde o ano passado e o Driver of The Day.

A próxima corrida será em Portugal, no fim de semana de 30 de abril - 2 de maio.








8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page